Personalidades

Presidente Paschoal Ranieri Mazzili - Advogado e político. Foi eleito deputado federal pelo Partido Social Democrático (PSD) de São Paulo (1951-1966). Foi presidente da Câmara dos Deputados (1959-1965) e, nessa condição, assumiu por diversas vezes a presidência da República, em especial em 1961 e 1964.

João Havelange (1916-) - Esportista. Ex-presidente da FIFA (1974-1998). Ex-presidente da CBF (1958-1975). Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de Niterói (UFF).

Min. Geraldo Montedônio Bezerra de Menezes - Magistrado e Procurador. Ex-Ministro e Presidente do Tribunal Superior do Trabalho, ex-Diretor e catedrático da Faculdade de Direito de Niterói (atual UFF). Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de Niterói (1936). Foi Procurador e Presidente do antigo Conselho Nacional do Trabalho. Participou da elaboração do decreto-lei 9797/1946 que extinguiu os Conselhos Nacional e Regionais do Trabalho – então vinculados ao Poder Executivo, criou os Tribunais Superior e Regionais do Trabalho, integrando a Justiça do Trabalho ao Poder Judiciário.

José de Oliveira Vianna - Jurista, sociólogo, ex-docente da Faculdade de Direito de Niterói (UFF). Membro da Academia Brasileira de Letras. Ex-ministro do Tribunal de Contas da União.

Min. Celso Barroso Leite - Advogado e político. Ex-Ministro da Previdência Social (1967), também exerceu a função de Diretor de Departamento Nacional de Previdência Social. Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de Niterói (1939). Aposentou-se em 1968 e foi contratado pela OIT – Organização Internacional do Trabalho para estruturar o Sistema de Previdência Social da Angola na África.

Min. Waldemar Zweiter - Advogado, ex-docente da Faculdade de Direito de Niterói (UFF), ex-ministro do STJ.

Min. João Augusto de Araújo Castro - Jurista e diplomata. Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de Niterói (1941). Ex-Ministro das Relações Exteriores (1963-1964). Foi embaixador do Brasil na ONU em 1968. Foi embaixador do Brasil em Washington em 1971.

Min. Brígido Fernandes Tinoco - Político. Ex-docente da Faculdade de Direito de Niterói. Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de Niterói. Ex-Ministro da Educação e Cultura do Brasil (1961).

Ministro Ewald Sizenando Pinheiro - Graduado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito de Niterói, foi professor de Direito da Universidade de Brasília e Ministro do Tribunal de Contas da União.
Gov. Roberto Silveira - Político, Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de Niterói. Ex-governador do Estado do Rio de Janeiro (1959-1961).

Gov. Celso Peçanha - Político, Bacheral em Direito pela Faculdade de Direito de Niterói. Ex-governador do Estado do Rio de Janeiro (1961-1962).

Gov. Geremias Fontes - Político e advogado. Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de Niterói ((1954). Governador do Rio de Janeiro (1967-1971).

Gov. João de Seixas Dória - Político e advogado. Governador de Sergipe (1963-1964). Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de Niterói.

Gov. Jorge Lacerda - Político. Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de Niterói. Foi Governador de Santa Catarina (1956-1958).

Gov. Afonso Cláudio de Freitas Rosa - Advogado, político, ex-docente da Faculdade de Direito de Niterói. Participou ativamente do movimento republicano e, quando da Proclamação da República, foi escolhido primeiro governador do estado do Espírito Santo, nomeado em 20 de novembro de 1889, exercendo o governo até 7 de janeiro de 1890. Foi Presidente do Tribunal de Justiça do Espírito Santo.

Gov. José Carlos de Matos Peixoto - Advogado e político. Ex-docente da Faculdade de Direito de Niterói. Ex-governador do Ceará (1928-1930).

Sen. Emival Ramos Caiado - Político, advogado. Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de Niterói. Senador (1971 - 1974).

Sen. Agnaldo Caiado de Castro - Político e militar. Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de Niterói. Comandou o 1º Regimento de Infantaria da FEB, em fevereiro de 1945. Sua unidade tomou o Monte Castelo, após diversas tentativas rechaçadas pelos alemães. Assumiu a chefia do Gabinete Militar da Presidência da República em abril de 1952. Concorreu ao Senado pelo Distrito Federal em 1954. Cumpriu o mandato até 1963.

Embaixador Válder de Lima Sarmanho - Advogado, político e diplomata. Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de Niterói. Foi Presidente do BNDES (1953-1955). Foi membro do Gabinete Civil da Presidência da República de 1930 a 1939, embaixador do Brasil no Uruguai de 1958 a 1963, e no Peru, de 1963 a 1964. Foi Consul Geral do Brasil em Nova York.

Carlos Alves Moura - Advogado, político. Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da UFF (1962). Foi Presidente da Fundação Palmares. É Assessor Especial da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República.

Walter Lima Junior - Cineasta e advogado. Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da UFF. Vencedor do Urso de Prata, no festival de Berlim em 1969.

Evaristo de Morais - Advogado, Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de Niterói (atual UFF), fundandor do Partido Socialista Brasileiro. Defensor do "Almirante Negro" na Revolta da Chibata, foi o primeiro consultor jurídico do Ministério do Trabalho.

Arnoldo Wald - Advogado, ex-docente da Faculdade de Direito de Niterói (UFF), expoente do Direito Brasileiro.

Aluísio Palhano Pedreira Ferreira - Advogado, político. Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de Niterói. Foi, por duas vezes consecutivas, presidente do Sindicato dos Bancários. Em 1963, é eleito presidente da Confederação dos Trabalhadores de Estabelecimentos de Crédito (CONTEC) e vice-presidente do Comando Geral dos Trabalhadores (CGT). Luta, junto ao Presidente João Goulart, pela aprovação da lei que regulamenta a remessa de lucros para o exterior. Com o Golpe militar de 1964, é demitido do Banco do Brasil, seus direitos políticos são cassados e é literalmente caçado pelos órgãos de repressão. Apesar de ter sido morto em 1971, sob torturas, apenas em 1976 correm os primeiros boatos sobre sua morte, confirmados em 1978 pela carta de seu companheiro de prisão Altino Dantas.

Abel Sauerbronn de Azevedo Magalhães - Juiz e político. Dirigiu a Faculdade de Direito de Niterói, da qual foi um dos fundadores e pertenceu à Academia Fluminense de Letras, ao Instituto dos Advogados Fluminenses e à Associação dos Magistrados Brasileiros. Enquanto exercia o cargo de presidente do Tribunal Regional Eleitoral, foi nomeado interventor federal no estado do Rio de Janeiro em 6 de novembro de 1945, função que desempenhou até 10 de fevereiro de 1946.

William Douglas Resinente dos Santos- Juíz Federal e Escritor. Tornou-se nacionalmente conhecido após ser aprovado em diversos concursos em primeiro lugar, tais experiências ensejaram a publicação de artigos, livros e outros manuais que têm como escopo a aprovação em concursos.

João Luiz Duboc Pinaud - Advogado, juiz. Ex-secretário Nacional de Direitos Humanos e Presidente do Instituto dos Advogado do Brasil.